sábado, 17 de janeiro de 2015

Presidenta Dilma declara 3 dias de luto pelo fuzilamento de brasileiro na Indonésia!

Notícia rolando solta na Internet afirma que a presidenta da República Dilma Roussef teria decretado luto oficial de 3 dias após o fuzilamento do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira na Indonésia, no dia 17 de Janeiro de 2015. Será mesmo?

Presidenta teria se emocionado com o acontecimento e decretado luto de 3 dias! Será?
A primeira coisa a fazer é: checar as fontes.

Apenas sites sem credibilidade alguma publicaram essa notícia, como o Vídeos Virais da Net, sem dar créditos àonde pegou as informações.

Tentei achar algo a respeito nos sites oficiais do governo brasileiro, como o Portal Brasil e o do Palácio do Planalto, mas lá não há nada dizendo que a presidenta tenha decretado luto. Ou seja: a notícia é falsa!

Fuzilamento do brasileiro

De fato, um carioca foi morto pelo Estado da Indonésia após passar mais de 10 anos no corredor da morte por ter entrado com cocaína escondida no país. Na Indonésia, o tráfico de drogas é punido com pena de morte, pois segundo o próprio governo, o país está enfrentando uma situação de emergência em relação ao tráfico. Bom, pelo jeito a punição não está funcionando, não é? 

Bom, sabendo da situação, a presidenta Dilma, junto com o ex-presidente Lula, tentaram de todas as formas evitar que isso acontecesse, enviando cartas para o presidente indonésio e falando diretamente com ele por telefone. Mas nada adiantou, e Marco foi executado junto com outros cinco prisioneiros na tarde (horário de brasília) do dia 17 de Janeiro de 2015.

Até o momento, a única atitude da presidenta em relação a isso foi convocar o embaixador do Brasil na Indonésia para consultas, mas nada de decretar luto oficial.

Conclusão:
Notícia falsa! A presidenta não declarou luto oficial de 3 dias.
15:20Sem Comentarios

Será verdadeira a história da vidente que previu o futuro da humanidade e até o fim do mundo?

Texto, no mínimo curioso, postado no dia 15 de Janeiro de 2015 na página Mistérios da Humanidade causa polêmica e é compartilhado mais de 8 mil vezes no Facebook! Mas será que toda essa história é real mesmo ou só mais um texto mentiroso como tantos outros? Vamos ver.

Baba Vanga, a suposta vidente que previu todo o futuro da humanidade!
Para começar: essa idosa, Baba Vanga, existiu mesmo? Sim! Ela realmente existiu, e assim como o texto informa, ela nasceu em 1911 e morreu em 1996. Durante sua vida ela foi famosa por fazer diversas previsões, e até mesmo curas. Ela tinha diversos seguidores, e logo após sua morte sua casa tornou-se um museu na Bulgária.

Porém as mentiras começam a surgir logo após sua pequena biografia no texto.

É dito que Baba previu, em 1952, a morte de Stalin e por isso foi presa. É só isso. O texto não nos dá nenhuma fonte que prove essa história, assim como também não dá uma fonte sequer sobre aonde o autor pegou essas informações. 

Além disso o texto é completamente contraditório e sem sentido algum. É dito que em 2100 o um "novo Sol" será construído para iluminar o lado escuro da Terra, extinguindo a noite no nosso Planeta. Além disso ser um completo absurdo, é contraditório, pois antes disso é dito que o comunismo irá tomar conta do mundo; essa ideia de extinguir a noite não tem nada de comunista, e sim capitalista: sem a noite as pessoas não dormem, tendo muito mais tempo para trabalharem e produzirem.

É claro que fora esse, há diversos outros erros que evidenciam a falta de coerência no texto e, consequentemente, sua falta de credibilidade, basta analisá-lo direito (nem cuidado precisa, pois este boato está repleto de discordâncias).

Em outras versões deste boato, como pode-se ver clicando aqui, é dito que Vanga previu a Terceira Guerra Mundial, que começaria em 2010 e só acabaria em 2014, causando danos irreparáveis em todo o Planeta, especialmente no hemisfério norte. Bom, já estamos em 2015 e não me lembro de nenhuma bomba nuclear explodindo em países guerreando...

Um famoso site de notícia búlgaro, o 24 Chasa, fez um excelente artigo desmentindo toda essa história que a vidente previu todo o futuro da humanidade. Neste texto (em búlgaro, traduza-o no Google Tradutor) uma amiga da falecida profeta, Boyka Marinova, é entrevistada, e diz: 

"Que guerra? Vanga nunca fez estas previsões! Alguém as inventou e, em seguida, outros compartilharam e se enganaram. Estão especulando em seu nome, acabando com sua confiança."

Ela ainda termina a dizer:

"De manhã, antes de recebermos as pessoas, um de nós sempre sentávamos para tomar café com Vanga. De noite, muitas vezes ela nos contava como seu dia tinha ido. Muitos conselhos ouvimos, ela ajudou milhares, mas nunca ouvimos nada sobre o fim do mundo.

Deixe-os acreditarem que ouviram dizer isso. Mas agora é fácil, Vanga se foi, ela não está aqui para se defender. Não passam de fábulas que se espalham boca a boca."

Pois é, além de espalhar mais uma mentira, quem compartilha esse boato está causando um mal para todos que eram próximos de Baba Vanga e desrespeitando sua história.

Conclusão:
Falso! Baba Vanga nunca previu esses absurdos, ela apenas dizia ser uma médium que dava conselhos às pessoas e as ajudava.
10:042 Comentarios

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Governo federal blasfema contra Jesus em campanha de doação de sangue!

Imagem postada no dia 13 de Janeiro de 2015, sobre uma campanha do governo dizendo que "o sangue de Jesus não salva ninguém, mas o seu sim", na página Admiradores da Rachel Sheherazade causa polêmica e é compartilhada mais de 7 mil vezes! Mas será mesmo que essa imagem foi criada pelo governo?


Como muitos já devem ter percebido logo de cara, essa imagem nunca foi usada em nenhum campanha do governo! Fora os erros de pontuação na frase, há a logo do NASP (Núcleo Ateísta de São Paulo) logo acima do símbolo do governo federal. Ainda há dúvidas sobre a veracidade da imagem?

Esta montagem foi feita em cima de uma foto de 2011, essa sim usada em uma campanha do governo para a doação de sangue, veja-a:


Conclusão:
Foto falsa! A imagem é uma montagem feita em cima de um panfleto do governo.
10:46Sem Comentarios

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Árabe bilionário procura brasileiras para se casar e pagá-las mais de R$100 milhões!

Notícia afirma que um jovem árabe podre de rico estaria procurando 7 brasileiras para se casar, e ainda por cima presentear cada uma com mais de 100 milhões de reais! E para melhorar, ele não exige nenhuma característica física das mulheres, apenas que sejam brasileiras e não sejam ciumentas! Será?

Essa história foi amplamente compartilhada, principalmente nas redes sociais, na primeira semana de 2015, e muita gente acabou caindo na lorota. Isso mesmo, a notícia é falsa!

Embora muitos sites que se dizem informativos terem publicado a notícia recentemente, a história foi criada em meados de outubro de 2014, pelo site de humor G17. Na versão original, Zayn Zomar Zali está a procura de 7 brasileiras, e pretende pagar a cada uma delas R$100 milhões. O casório se realizaria no palácio Zayn, em algum local da Arábia Saudita, e ainda pagaria absolutamente todas as despesas de suas pretendentes, e ainda ofereceria iPhones banhados a ouro como brinde a todos os convidados do casamento. Uau!



Ele teria anunciado seu desejo em um programa de TV local. Mas qual o nome do programa? Nenhum site que publicou a história nos dá essa informação.

E como as pretendentes fariam para falar com o moço? O interessante é que os sites publicam a notícia dizendo que o cara procura as brasileiras, mas não explicam como elas devem entrar em contato com ele.

Mas como quem conta um conto aumenta um ponto, a notícia acabou tendo versões diferentes, estas publicadas em sites como o Fatos Desconhecidos (que já possui uma extensa lista de histórias falsas publicadas). Nesta versão, o sheik estaria buscando somente 4 brasileiras, e ofereceria R$ 90 milhões à elas. As mudanças não param por aí: ele ainda deu direito de as noivas convidarem até 40 convidados - na história original elas poderiam levar até 100. Até descobriram o valor da fortuna do jovem: quase 3 bilhões de dólares! Claro que tudo isso foi inventado.

Conclusão:
Não acredite nessa história, não há nenhum árabe procurando 7 brasileiras para se casar! Toda essa história foi inventada por um site humorístico.
15:343 Comentarios

sábado, 22 de novembro de 2014

Será verdade que uma brasileira sobreviveu ao naufrágio do Titanic?

Matéria exibida no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, em 1979, mostra uma entrevista com uma senhora de 81 anos que supostamente sobreviveu ao maior desastre marítimo do mundo! Será mesmo?

A entrevista foi ao ar no ano de 1979 pela Rede Globo, mas foi só no final de 2010 que a matéria foi postada na Internet, e desde aí o vídeo teve mais de 420 mil visualizações! Confira-o a seguir:


Logo na introdução, o narrador diz que o nome da idosa é Eva Charbot, e que tinha 14 anos de idade quando a tragédia ocorreu. É dito também que a suposta sobrevivente nasceu na Espanha, mas que foi registrada aqui no Brasil. Porém, analisando o levantamento feito pela excelente Encyclopedia Titanica, constando o nome de todos os passageiros do navio em sua primeira e última viagem, não é encontrado o nome da suposta passageira, Eva Charbot, tanto na lista da primeira, quanto da segunda e da terceira classe. Também não é encontrada nenhuma Eva com 14 ou 13 anos de idade.

Não há nenhum registro sobre brasileiros na viagem inaugural do Titanic, e da Espanha apenas 8 pessoas embarcaram (veja a lista completa dos passageiros espanhóis junto com suas biografias clicando aqui). A passageira espanhola mais jovem a embarcar no transatlântico foi Maria Josefa Perezde Soto y Vallejo Peñasco y Castellana (ufa!), na época com 22 anos.

Não satisfeito, ainda busquei o nome dela na lista de passageiros com idade de 14 anos: não tive sucesso. Apenas dois adolescentes com essa idade sobreviveram (Johan Cervin Svensson e Jamila Nicola-Yarred). 

Já que a senhora havia dito que seu aniversário era no dia seguinte a 14 de Abril, também pesquisei sobre passageiros com 13 e 15 anos. Havia 5 passageiros com 13 anos de idade, e só 3 sobreviveram: Lucile Polk Carter, Madeleine Violet Mellinger e John Borie Ryerson. Os passageiros com 15 anos de idade eram nove, sendo apenas três sobreviventes: Adele Jane Najib Kiamie, Edith Eileen Brown e Banoura Ayoub Daher.

Pois é, de fato não houve nenhuma Eva Charbot na viagem do Titanic.

RMS Carpathia, o único navio que resgatou os 706 sobreviventes do Titanic,
A idosa ainda afirma que foi resgatada, junto com sua mãe, por um navio pescador de bacalhau. Não há registros de sobreviventes resgatados por outros navios além do Carpathia, muito menos direto da água: todos os passageiros que sobreviveram ao naufrágio estavam nos botes salva-vidas. No entanto há um mistério sobre um navio que fugiu do local no momento em que o Titanic estava afundando; além do Carpathia e do Californian (um navio que ignorou os pedidos de socorro do Titanic) havia um outro navio, que muitos dizem ter sido o Samson, um pescador de focas.

Mas seria quase improvável alguém nadar naquelas águas congelantes até um navio que estava a quilômetros de distância.

Conclusão:
Não houve nenhuma Eva Charbot no navio! A reportagem exibida pela Rede Globo é mentirosa, nenhum brasileiro embarcou na viagem inaugural do Titanic (a não ser por forma clandestina, mas isso é improvável).
21:226 Comentarios

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

TAM altera vôo de avião por causa de premonição de Jucelino da Luz!

Será verdade que a TAM Linhas Aéreas mudou o vôo de número JJ3720 para JJ4732 no dia e horário em que, segundo uma premonição do vidente Jucelino Nóbrega da Luz, cairá um avião com esse número na Av. Paulista?

Segundo vários sites de notícias - como o G1 - e outros de entretenimento - como o Fatos Desconhecidos - a empresa de aviação TAM alterou o número do vôo que irá partir do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino à cidade de Brasília no dia 26 de Novembro, às 9h00, graças à uma premonição feita por Jucelino Nóbrega da Luz em 2005 e que atualmente está tendo grande repercussão.

Imagem que está sendo compartilhada junto com a história, onde é mostrada a suposta escala dos vôos dos dias 25, 26 e 27 de Novembro, respectivamente. Perceba que no dia 26 de Novembro o número do vôo é JJ 4732, enquanto dos dois outros dias o número é JJ 3720.
Pois a história é verdadeira mesmo! E é possível verificar isso pessoalmente entrando no próprio site da TAM e digitando as informações do vôo nos campos no final da página, lá embaixo.

Enviei um e-mail para a companhia aérea, onde fui direcionado para a Central de Atendimento, por telefone. Quando questionada sobre a causa da mudança do vôo, a atendente me informou que apenas passageiros e pessoas com reserva no vôo podem ter essa informação, porém não me disseram o por quê disto.

A TAM, por enquanto, também não se pronunciou sobre esta mudança, deixando a questão em aberto.

A PREMONIÇÃO

Jucelino Nóbrega da Luz é um famoso vidente que diz ter premonições enquanto dorme, e em 2005 disse ter tido um sonho onde um avião (não se sabe de qual companhia aérea) de vôo número JJ 3720 decolará do aeroporto de Congonhas, em SP, com destino à Brasília, no dia 26 de novembro de 2014, e que no começo da viagem uma das turbinas apresentará defeito, fazendo o avião perder altitude e atingir prédios na Av. Paulista, causando centenas de mortes. A história completa, junto com respostas de companhias aéreas e documentos, pode ser vista no site do próprio vidente.

Porém, segundo o site G1, o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV) informou que nenhum avião comercial saindo de Congonhas em direção à Brasília sobrevoa a região da Avenida Paulista, portanto um avião caindo sobre este mesmo local seria algo improvável.

Conclusão:
Meia-verdade! A TAM alterou mesmo o número do voo justo no dia que Jucelino da Luz disse que haveria o acidente, porém a empresa se recusou a fornecer informações do porquê ter feito isto. A questão ainda está em aberto.

[UPDATE]
Após fazer este post, recebi o e-mail da companhia TAM, onde disseram: "Informamos que a alteração foi realizada devido uma deliberação de nossa equipe de malha aérea em conjunto com os órgãos responsáveis.

Atenciosamente,"

Conclusão²:
A TAM alterou o número do voo, porém não especificou o motivo de ter feito isto, dizendo apenas que o fez graças a uma "deliberação" da equipe de malha aérea junto com os "órgãos responsáveis".
12:59Sem Comentarios

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Menino morre após atender uma chamada em seu celular carregando!

Texto que começou a circular pela Internet no dia 3 de Fevereiro nos alerta sobre o caso de um garoto que morreu em uma explosão de seu celular após ele atendê-lo enquanto estava carregando! Será verdade?

A corrente surgiu em um perfil no Facebook e desde o dia 3 de Fevereiro já teve mais de 380 mil compartilhamentos! Junto com o texto vinha uma imagem que mostrava o garoto com a mão e o rosto feridos de forma bem grave, e aos lados duas fotos do suposto celular que teria explodido.


Bom, o texto tem tudo para ser apenas mais um boato:
  • Começa com palavras em caixa alta (caps lock) para chamar a atenção do leitor
  • Pede para ser repassado para o maior número de pessoas
  • Não mostra fontes
  • Não é datado nem assinado
  • Possui um tom - bem - alarmista


A corrente já começa dizendo que "ontem" mais um menino morreu após atender o telefone. Mas o "ontem" foi em que dia? Como o texto não é datado não sabemos, e além disso dessa forma o boato sempre pode voltar a correr pela internet como se o suposto ocorrido fosse algo recente.

Também é dito que quando o celular (segundo o texto, não importa qual) está apenas com uma "barrinha" de bateria é emitido 1.000 vezes mais radiação que o normal. Da onde o autor da corrente tirou essa informação? Segundo essa matéria publicada pelo G1 em 2011, estudos indicam que o nível de radiação que os celulares emitem é tão perigoso aos humanos quanto o nível de gases tóxicos que automóveis soltam pelas cidades. Não é dito nada sobre o grande aumento do nível de radiação quando a bateria está quase acabando, assim como nenhuma fonte confiável diz isso.

A imagem

O garoto que aparece na imagem realmente foi vítima da explosão de um celular, porém ele não morreu! O celular também não era da Samsung, era um chinês. Segundo o site New Indian Express, o menino tinha 10 anos de idade e já está fora de perigo. Mas um dos dedos dele não está recebendo sangue do resto do corpo, então ele pode ser amputado.

O garoto mora nos distrito de Dewas, na Índia e foi levado as pressas ao hospital particular em Indore.

Celulares podem explodir?

Embora este texto seja falso, há muitos casos relatados sobre celulares que explodiram ao carregarem, a maioria ferindo pessoas. Podemos ver um desses casos nesta matéria também do G1, sobre um homem que morreu em 2007 após seu coração ter sido perfurado por uma costela após a explosão da bateria de seu celular que estava em seu bolso. 

Outro caso envolvendo explosão de celulares matando pessoas pode ser visto nesta postagem do Olhar Digital, em que ano passado uma mulher teria morrido após atender uma ligação em seu iPhone 5 que estava carregando. A causa da morte foi por eletrocussão.

Como podemos perceber, nenhum desses casos teve relação com a radiação emitida pelos celulares. Se eles explodem é por defeito ou por mal uso. 

Umas das dicas que a Consumer Product Safety Comission (CPSC) dá para evitar que transtornos como esses aconteçam, são:
  • Não use baterias incompatíveis ou não autorizadas nos celulares
  • Não deixe que outros objetos metálicos como chaves, moedas ou jóias entrem em contato com a bateria, a não ser o próprio celular
  • Não quebre, perfure ou exerça forte pressão na bateria, já que isso pode causar um curto-circuito interno e um superaquecimento 
  • Não ponha seu celular em lugares muito quentes, como um fogão ou um radiador.
  • Não deixe seu celular cair muitas vezes, principalmente em superfícies duras
  • Não molhe seu celular, mesmo após ele estar seco a bateria pode apresentar problemas no futuro.
Conclusão:
Texto falso! Infelizmente não é difícil encontrar casos de pessoas que ficaram feridas após seus celulares explodirem, mas nesse o garoto na imagem não morreu!
20:21Sem Comentarios

sábado, 18 de janeiro de 2014

Órfão dorme entre os túmulos de seus pais na Síria!

Foto chocante - e comovente - mostra um menino dormindo entre dois túmulos que seriam de seus pais! Será real?


A imagem é nova e circula especialmente no Facebook, onde a postagem em alguns perfis de lá chegaram a ter mais de 4 mil curtidas e 500 compartilhamentos em menos de 10 minutos! Junto com a foto vinha um texto (alguns com menos de uma linha) dizendo que o garoto era órfão e que morava na Síria.

Mas o que poucos sabem é que essa história é falsa! O menino não está entre os túmulos de seus pais, na verdade ele nem é órfão. E a foto nem foi tirada na Síria!

A verdade por trás da foto

Segundo o site de notícias britânico Independent, a imagem é nada mais e nada menos que uma fotografia tirada por Abdul Aziz al Otabi feita para um projeto na Arábia Saudita, cujo realizador (que foi quem tirou a foto) tinha a intenção de mostrar, através de fotos, o amor dos filhos como os pais. Uma entrevista - em inglês - feita por Harald Doornbols com o fotógrafo pode ser vista neste blog.

Em um desabafo, Al-Otabi disse "Todo artista tem ideias na cabeça. Então eu tive a ideia de fazer um projeto em que é mostrado em fotos como o amor de uma criança por seus pais é insubstituível. Este amor não pode ser substituído por qualquer coisa ou por qualquer outra pessoa, mesmo que os pais estejam mortos".

Conclusão:
Foto real, história falsa! A imagem é de um projeto feito na Arábia Saudita, a criança na foto é apenas um modelo.
17:40Sem Comentarios

Planeta X pode colidir com a Terra e destruí-la!

Texto afirma que um enorme corpo celeste com quatro vezes o tamanho da Terra foi descoberto e pode colidir com o nosso planeta e destruí-lo! Será verdade ou farsa?

Textos e correntes sobre o temido "Planeta X" ou então "Nibiru" existem e correm na Internet há muito tempo e sempre voltam a circular com grande força pelas redes sociais e em blogs. Uma das versões surgiu hoje (dia 18 de Janeiro) e está preocupando muita gente.

No texto é dito que um brasileiro do Observatório Nacional chamado Rodney Gomes está prestes a confirmar a existência do corpo celeste, além de descobrir que ele está a 225 bilhões de Km do Sol e que possui aproximadamente o tamanho de Júpiter (algo como 160.000 km de diâmetro, quatro vezes mais que a Terra, que possui aproximadamente "apenas" 49.000 km de diâmetro).

dvsef

Quem é Rodney Gomes?

Realmente, o astrônomo Rodney da Silva Gomes existe e trabalha no Observatório Nacional como Pesquisador Titular, como podemos ver nesta página do site oficial. Também descobri que a pesquisa sobre o Planeta X citada na versão existe mesmo e podemos conferi-la nesta matéria feita pelo Jornal Brasil, também no site oficial do ON.

Mas calma, não há motivos para se assustar. A pesquisa apenas descobriu uma leve mudança nas órbitas de Netuno e de alguns corpos no Cinturão de Kuiper, que fica muito longe da Terra, além da órbita de Plutão. O corpo celeste gigante - que é apenas uma teoria - também fica longe do Sol 1,5 mil vezes mais do que a Terra, e um impacto do planeta com o nosso seria bem improvável, praticamente impossível.

Conclusão:
Meia-verdade. A pesquisa realmente existe, mas o Planeta X é apenas uma teoria e se realmente existir seria improvável que ele se aproxime da Terra.
11:18Sem Comentarios

domingo, 12 de janeiro de 2014

Paquistanesa usa henna e precisa amputar braços e pernas por forte alergia!

Mulher morre após receber uma injeção letal a pedido dos próprios pais que dizem terem feito o pedido para que a filha não sofresse com a amputação de seus membros por causa da alergia a henna! Será verdade?


22:19Sem Comentarios