sábado, 15 de fevereiro de 2014

Menino morre após atender uma chamada em seu celular carregando!

Posted AS 20:21 Em , , , , ,
Texto que começou a circular pela Internet no dia 3 de Fevereiro nos alerta sobre o caso de um garoto que morreu em uma explosão de seu celular após ele atendê-lo enquanto estava carregando! Será verdade?

A corrente surgiu em um perfil no Facebook e desde o dia 3 de Fevereiro já teve mais de 380 mil compartilhamentos! Junto com o texto vinha uma imagem que mostrava o garoto com a mão e o rosto feridos de forma bem grave, e aos lados duas fotos do suposto celular que teria explodido.


Bom, o texto tem tudo para ser apenas mais um boato:
  • Começa com palavras em caixa alta (caps lock) para chamar a atenção do leitor
  • Pede para ser repassado para o maior número de pessoas
  • Não mostra fontes
  • Não é datado nem assinado
  • Possui um tom - bem - alarmista


A corrente já começa dizendo que "ontem" mais um menino morreu após atender o telefone. Mas o "ontem" foi em que dia? Como o texto não é datado não sabemos, e além disso dessa forma o boato sempre pode voltar a correr pela internet como se o suposto ocorrido fosse algo recente.

Também é dito que quando o celular (segundo o texto, não importa qual) está apenas com uma "barrinha" de bateria é emitido 1.000 vezes mais radiação que o normal. Da onde o autor da corrente tirou essa informação? Segundo essa matéria publicada pelo G1 em 2011, estudos indicam que o nível de radiação que os celulares emitem é tão perigoso aos humanos quanto o nível de gases tóxicos que automóveis soltam pelas cidades. Não é dito nada sobre o grande aumento do nível de radiação quando a bateria está quase acabando, assim como nenhuma fonte confiável diz isso.

A imagem

O garoto que aparece na imagem realmente foi vítima da explosão de um celular, porém ele não morreu! O celular também não era da Samsung, era um chinês. Segundo o site New Indian Express, o menino tinha 10 anos de idade e já está fora de perigo. Mas um dos dedos dele não está recebendo sangue do resto do corpo, então ele pode ser amputado.

O garoto mora nos distrito de Dewas, na Índia e foi levado as pressas ao hospital particular em Indore.

Celulares podem explodir?

Embora este texto seja falso, há muitos casos relatados sobre celulares que explodiram ao carregarem, a maioria ferindo pessoas. Podemos ver um desses casos nesta matéria também do G1, sobre um homem que morreu em 2007 após seu coração ter sido perfurado por uma costela após a explosão da bateria de seu celular que estava em seu bolso. 

Outro caso envolvendo explosão de celulares matando pessoas pode ser visto nesta postagem do Olhar Digital, em que ano passado uma mulher teria morrido após atender uma ligação em seu iPhone 5 que estava carregando. A causa da morte foi por eletrocussão.

Como podemos perceber, nenhum desses casos teve relação com a radiação emitida pelos celulares. Se eles explodem é por defeito ou por mal uso. 

Umas das dicas que a Consumer Product Safety Comission (CPSC) dá para evitar que transtornos como esses aconteçam, são:
  • Não use baterias incompatíveis ou não autorizadas nos celulares
  • Não deixe que outros objetos metálicos como chaves, moedas ou jóias entrem em contato com a bateria, a não ser o próprio celular
  • Não quebre, perfure ou exerça forte pressão na bateria, já que isso pode causar um curto-circuito interno e um superaquecimento 
  • Não ponha seu celular em lugares muito quentes, como um fogão ou um radiador.
  • Não deixe seu celular cair muitas vezes, principalmente em superfícies duras
  • Não molhe seu celular, mesmo após ele estar seco a bateria pode apresentar problemas no futuro.
Conclusão:
Texto falso! Infelizmente não é difícil encontrar casos de pessoas que ficaram feridas após seus celulares explodirem, mas nesse o garoto na imagem não morreu!

0 comentários:

Postar um comentário