sábado, 17 de janeiro de 2015

Presidenta Dilma declara 3 dias de luto pelo fuzilamento de brasileiro na Indonésia!

Posted AS 15:20 Em , , ,
Notícia rolando solta na Internet afirma que a presidenta da República Dilma Roussef teria decretado luto oficial de 3 dias após o fuzilamento do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira na Indonésia, no dia 17 de Janeiro de 2015. Será mesmo?

Presidenta teria se emocionado com o acontecimento e decretado luto de 3 dias! Será?
A primeira coisa a fazer é: checar as fontes.

Apenas sites sem credibilidade alguma publicaram essa notícia, como o Vídeos Virais da Net, sem dar créditos àonde pegou as informações.

Tentei achar algo a respeito nos sites oficiais do governo brasileiro, como o Portal Brasil e o do Palácio do Planalto, mas lá não há nada dizendo que a presidenta tenha decretado luto. Ou seja: a notícia é falsa!

Fuzilamento do brasileiro

De fato, um carioca foi morto pelo Estado da Indonésia após passar mais de 10 anos no corredor da morte por ter entrado com cocaína escondida no país. Na Indonésia, o tráfico de drogas é punido com pena de morte, pois segundo o próprio governo, o país está enfrentando uma situação de emergência em relação ao tráfico. Bom, pelo jeito a punição não está funcionando, não é? 

Bom, sabendo da situação, a presidenta Dilma, junto com o ex-presidente Lula, tentaram de todas as formas evitar que isso acontecesse, enviando cartas para o presidente indonésio e falando diretamente com ele por telefone. Mas nada adiantou, e Marco foi executado junto com outros cinco prisioneiros na tarde (horário de brasília) do dia 17 de Janeiro de 2015.

Até o momento, a única atitude da presidenta em relação a isso foi convocar o embaixador do Brasil na Indonésia para consultas, mas nada de decretar luto oficial.

Conclusão:
Notícia falsa! A presidenta não declarou luto oficial de 3 dias.

0 comentários:

Postar um comentário