sábado, 17 de janeiro de 2015

Será verdadeira a história da vidente que previu o futuro da humanidade e até o fim do mundo?

Texto, no mínimo curioso, postado no dia 15 de Janeiro de 2015 na página Mistérios da Humanidade causa polêmica e é compartilhado mais de 8 mil vezes no Facebook! Mas será que toda essa história é real mesmo ou só mais um texto mentiroso como tantos outros? Vamos ver.

Baba Vanga, a suposta vidente que previu todo o futuro da humanidade!
Para começar: essa idosa, Baba Vanga, existiu mesmo? Sim! Ela realmente existiu, e assim como o texto informa, ela nasceu em 1911 e morreu em 1996. Durante sua vida ela foi famosa por fazer diversas previsões, e até mesmo curas. Ela tinha diversos seguidores, e logo após sua morte sua casa tornou-se um museu na Bulgária.

Porém as mentiras começam a surgir logo após sua pequena biografia no texto.

É dito que Baba previu, em 1952, a morte de Stalin e por isso foi presa. É só isso. O texto não nos dá nenhuma fonte que prove essa história, assim como também não dá uma fonte sequer sobre aonde o autor pegou essas informações. 

Além disso o texto é completamente contraditório e sem sentido algum. É dito que em 2100 o um "novo Sol" será construído para iluminar o lado escuro da Terra, extinguindo a noite no nosso Planeta. Além disso ser um completo absurdo, é contraditório, pois antes disso é dito que o comunismo irá tomar conta do mundo; essa ideia de extinguir a noite não tem nada de comunista, e sim capitalista: sem a noite as pessoas não dormem, tendo muito mais tempo para trabalharem e produzirem.

É claro que fora esse, há diversos outros erros que evidenciam a falta de coerência no texto e, consequentemente, sua falta de credibilidade, basta analisá-lo direito (nem cuidado precisa, pois este boato está repleto de discordâncias).

Em outras versões deste boato, como pode-se ver clicando aqui, é dito que Vanga previu a Terceira Guerra Mundial, que começaria em 2010 e só acabaria em 2014, causando danos irreparáveis em todo o Planeta, especialmente no hemisfério norte. Bom, já estamos em 2015 e não me lembro de nenhuma bomba nuclear explodindo em países guerreando...

Um famoso site de notícia búlgaro, o 24 Chasa, fez um excelente artigo desmentindo toda essa história que a vidente previu todo o futuro da humanidade. Neste texto (em búlgaro, traduza-o no Google Tradutor) uma amiga da falecida profeta, Boyka Marinova, é entrevistada, e diz: 

"Que guerra? Vanga nunca fez estas previsões! Alguém as inventou e, em seguida, outros compartilharam e se enganaram. Estão especulando em seu nome, acabando com sua confiança."

Ela ainda termina a dizer:

"De manhã, antes de recebermos as pessoas, um de nós sempre sentávamos para tomar café com Vanga. De noite, muitas vezes ela nos contava como seu dia tinha ido. Muitos conselhos ouvimos, ela ajudou milhares, mas nunca ouvimos nada sobre o fim do mundo.

Deixe-os acreditarem que ouviram dizer isso. Mas agora é fácil, Vanga se foi, ela não está aqui para se defender. Não passam de fábulas que se espalham boca a boca."

Pois é, além de espalhar mais uma mentira, quem compartilha esse boato está causando um mal para todos que eram próximos de Baba Vanga e desrespeitando sua história.

Conclusão:
Falso! Baba Vanga nunca previu esses absurdos, ela apenas dizia ser uma médium que dava conselhos às pessoas e as ajudava.

2 comentários

  1. -----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
    Hash: SHA512

    Como todos gostam de fazer previsões um pouco por toda a
    Internet, vou fazer uma, hoje: dia 15 de abril de 2015.

    A previsão é:

    "Por volta de 19 de novembro de 2015, haverá: sinais na Terra."
    Reconhecerão os sinais a que me refiro, quando acontecerem.

    Esta previsão, tem uma margem de erro de à volta de 30 dias,
    antes, ou depois, desse dia.
    Mas não se preocupem, será tão evidente, que não terão qualquer
    dúvida, mesmo que não seja nesse dia exato.
    -----BEGIN PGP SIGNATURE-----
    Version: GnuPG v2

    iQIcBAEBCgAGBQJVLbXfAAoJEDd1DhuJrraBfnkP/RtBKsW+UBr2M6zf1DqbZmyX
    WzctW+NBSLGsxHNc7A0v8lx+BxbYtdAz2nmdSTwG0Ub+JOriKH9H3yYDD+JHod9O
    QLqiassOwuiLx48V80xxrYZ9p9CxdCeBCIlGtKSThT/0GGTgrGvxmUWL02fKcLh0
    i3fP1EFBpXjJQ4Zr8uXEFptKHtrhRMBX6vggoH36o8c8LLpe52mJRWHoPf1EjTC/
    cOvH6W7nH35TuyYGM5naGtQF2umkQUbmKnJRHAY0GnivUzo7n/yjtvdQToAX/TPT
    hD00aMIl4DwoHkrU+IqAiwI6ovGS7sgYqIYIoTV7XOdqw6Rnwaan5M0wWij0ch9W
    FIus7+vH6rY9qkdo2oQ/55brsaJNWTfi0R/yOVb7jSpW6rAzV+LjRwfkaDp0ppIl
    JdzRE1FcbcE9NCRHU3Ow5DzOlq4AYjCR6dbfsr/LYs3FxL6wEpQtNAHzVhna9+8J
    ZTAL4vpA0IeYkXm3AMD2Qv7sqDi/UCfE6IXoKxrgEpi6EgxWjbRZ9+UCz+kCQ72P
    EbjyGHOSH0YFIDf8s3YipCBYeeKqUwhjFHPNu68lH8AWcZGBvmALaOv6uhUGKcbJ
    iSV33tkaBpP913xVJUzE3/TNDYwiC4fnynUczYat6oMouPnKcUGbCeE+apP1HmAW
    n/PbKafBkr2rcLfLYCbo
    =S2Ls
    -----END PGP SIGNATURE-----

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passou o período que referi, e nada aconteceu, pelo que considero a previsão que fiz errada... ou pelo menos não se cumpriu no prazo que indiquei... à altura em que escrevo não aconteceu nada que considere como realizados os ditos "Sinais na Terra".

      Excluir