segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mulher dá a luz na rua após hospital recusar atendimento! [UPDATE]

Posted AS 10:56 Em , , , ,
Uma história no Facebook começou a circular no dia 6 de Dezembro e mostra o descaso da saúde no Brasil. Junto com um texto, uma imagem vinha anexada, na qual uma mulher aparece sentada na calçada enquanto um bebê (aparentemente morto) fica jogado no chão abaixo dela ainda com o cordão umbilical. A imagem, em um perfil da rede social, já foi compartilhada por mais de 20.500 pessoas!

Será que essa história é verdadeira?

O texto

O texto nos informa dizendo que o acontecido ocorreu ontem em uma rua próxima a maternidade Bom Pastor. Quando a mulher foi ao hospital, um médico se virou a ela e disse que não era hora do bebê nascer. Quando ela voltava para a rua, sentiu fortes dores na barriga, de novo. Foi quando a bolsa estourou e o bebê nasceu.

Algumas versões ainda dizem que o hospital se pronunciou dizendo que a maternidade estava com falta de incubadoras.

A versão possui fortes indícios de ser uma farsa:
  • Utiliza da palavra "ontem" mesmo sem ser datado, desse jeito ele sempre pode voltar a circular na Internet como se fosse algo recente
  • Não cita nomes
  • Envolve um assunto polêmico e que chama a atenção de várias pessoas
  • Não cita aonde o fato ocorreu
  • Utiliza o nome de uma instituição para dar mais credibilidade 
De que maternidade Bom Pastor o texto se refere? Em Goiânia, Goiás ou em Queimados, Rio de Janeiro? Não somos informados sobre isso, assim como também não sabemos para qual veículo midiático o hospital se pronunciou alegando falta de incubadoras.

Buscando por alguma notícia sobre esse caso e nada achei, apenas sites que copiaram a história, sem postar alguma fonte.

A imagem


Não achei nada a respeito dessa imagem, o que me leva acreditar que ela é nova. Nenhum site de notícias a postou. Também não achei  indícios de manipulação. Porém é difícil acreditar que uma mãe deixe seu bebê jogado no chão, ainda mais na hora de seu parto. Enfim, deixarei essa questão em aberto. 


Conclusão:
Texto falso! Não sei sobre a imagem, portanto a questão está em aberto sobre isso.

[UPDATE]

Agradeço ao leitor Marcos Taiji Oliveira pela ajuda! Referente a imagem, podemos perceber que o cordão umbilical parece atravessar o vestido (que por sinal está seco, mesmo com a bolsa estourada). Veja a imagem explicando:


Ou seja, seria impossível que o bebê e o cordão umbilical estejam juntos a mulher a partir daquele ponto.

Podemos perceber, também que o chão está encharcado e todo respingado, menos o murinho aonde ela está sentada! Ué, como que de um lado está respingado mas o outro não?



Conclusão²:
Foto e texto falsos!


9 comentários

  1. as suas explicações nao sao nem um pouco convincentes, o chão esta todo respingado até dos lados escorrendo agua... se voce quer tanto provar que isso é mentira, vá atras dessa mulher e pergunte-a, simples. Ninguém sabe como é a dor de um parto, só a mulher na hora de dar a luz, como que ela ia agachar pra pegar o menino?? ele já estava morto, dá pra ver pela cabeça dele roxa. A saúde no Brasil está sim, uma vergonha, e nós brasileiros que vivemos pra pagar impostos, temos que acordar, um país que vai sediar a copa... que vergonha. A imagem é sim muito impactante e mesmo se for mentira, parece que é assim que a atenção é chamada, então é assim que vai ser

    ResponderExcluir
  2. Meu querido, literalmente o texto pode ser falso mas, que ironia dizer isso. A foto pode ser falsa, porém, a falência do sistema de saúde brasileiro é VERDADEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada justifica a falta de atendimento à saúde... Nada falso ou não... O direito é pra todos... Ah faça me um favor...

      Excluir
  3. Algumas pessoas dos comentários deveriam saber pesquisar e estudar mais sobre imagens, é ter noções de estado físico e mental com suas reações, mas ok, há outro desmentindo sobre isso. http://boatos.org/saude/foto-falsa-mulher-da-a-luz-em-frente-a-maternidade-bom-pastor.html
    mas ironico que as mulheres dizendo que não é montagem não tem noção como acontece um parto e as evidências deixadas, mas vai alguns videos de como é um sofrimento de gravidez que parece bem diferente da imagem, ai vai exemplo de como acontece o trabalho de parto na rua
    http://www.youtube.com/watch?v=zJ8GT8DJySU
    http://www.youtube.com/watch?v=pgRDKpaZcCc
    http://www.youtube.com/watch?v=pgRDKpaZcCc
    e ai outra materia com fotos de evidencias de um pos parto sobre o sangue e o líquido http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/01/mulher-da-luz-em-calcada-de-mercado-publico-em-joao-pessoa.html

    ResponderExcluir
  4. notícia publicada em um site Da republica dominicana em 8/dez/2013.
    http://www.orgullodominicano.com/blogs/193/15991/le-faltaban-500-rd-para-el-part

    ResponderExcluir
  5. Ja vi mulheres tendo um aborto ou ganhando antes da hora cade o sangue ai so tem agua e o sangue e o bb ta limpo se fose comigo eu nao deicharia meu filho no chao mesmo morto qualquer mae juntaria e seguraria ele em suad maos e outra se tivese acontecido mesmo po tamo no brasil povo curioso teria mais de mil em volta dela e praque bater foto eu ia gravar dava mais midia mandava pra jornais como balanca geral ric noticia jornal nscional o brasil e uma porcaria mais vamos postar coisa verdadeiras deveriao envestigar e pinir pessoas que postao mentiras . Minha opiniao.

    ResponderExcluir
  6. Perna quadriculado não é indício de farsa? Ata!

    ResponderExcluir
  7. eu queria ter uma irmazinha para mim...

    ResponderExcluir