sábado, 22 de novembro de 2014

Será verdade que uma brasileira sobreviveu ao naufrágio do Titanic?

Posted AS 21:22 Em , , ,
Matéria exibida no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, em 1979, mostra uma entrevista com uma senhora de 81 anos que supostamente sobreviveu ao maior desastre marítimo do mundo! Será mesmo?

A entrevista foi ao ar no ano de 1979 pela Rede Globo, mas foi só no final de 2010 que a matéria foi postada na Internet, e desde aí o vídeo teve mais de 420 mil visualizações! Confira-o a seguir:


Logo na introdução, o narrador diz que o nome da idosa é Eva Charbot, e que tinha 14 anos de idade quando a tragédia ocorreu. É dito também que a suposta sobrevivente nasceu na Espanha, mas que foi registrada aqui no Brasil. Porém, analisando o levantamento feito pela excelente Encyclopedia Titanica, constando o nome de todos os passageiros do navio em sua primeira e última viagem, não é encontrado o nome da suposta passageira, Eva Charbot, tanto na lista da primeira, quanto da segunda e da terceira classe. Também não é encontrada nenhuma Eva com 14 ou 13 anos de idade.

Não há nenhum registro sobre brasileiros na viagem inaugural do Titanic, e da Espanha apenas 8 pessoas embarcaram (veja a lista completa dos passageiros espanhóis junto com suas biografias clicando aqui). A passageira espanhola mais jovem a embarcar no transatlântico foi Maria Josefa Perezde Soto y Vallejo Peñasco y Castellana (ufa!), na época com 22 anos.

Não satisfeito, ainda busquei o nome dela na lista de passageiros com idade de 14 anos: não tive sucesso. Apenas dois adolescentes com essa idade sobreviveram (Johan Cervin Svensson e Jamila Nicola-Yarred). 

Já que a senhora havia dito que seu aniversário era no dia seguinte a 14 de Abril, também pesquisei sobre passageiros com 13 e 15 anos. Havia 5 passageiros com 13 anos de idade, e só 3 sobreviveram: Lucile Polk Carter, Madeleine Violet Mellinger e John Borie Ryerson. Os passageiros com 15 anos de idade eram nove, sendo apenas três sobreviventes: Adele Jane Najib Kiamie, Edith Eileen Brown e Banoura Ayoub Daher.

Pois é, de fato não houve nenhuma Eva Charbot na viagem do Titanic.

RMS Carpathia, o único navio que resgatou os 706 sobreviventes do Titanic,
A idosa ainda afirma que foi resgatada, junto com sua mãe, por um navio pescador de bacalhau. Não há registros de sobreviventes resgatados por outros navios além do Carpathia, muito menos direto da água: todos os passageiros que sobreviveram ao naufrágio estavam nos botes salva-vidas. No entanto há um mistério sobre um navio que fugiu do local no momento em que o Titanic estava afundando; além do Carpathia e do Californian (um navio que ignorou os pedidos de socorro do Titanic) havia um outro navio, que muitos dizem ter sido o Samson, um pescador de focas.

Mas seria quase improvável alguém nadar naquelas águas congelantes até um navio que estava a quilômetros de distância.

Conclusão:
Não houve nenhuma Eva Charbot no navio! A reportagem exibida pela Rede Globo é mentirosa, nenhum brasileiro embarcou na viagem inaugural do Titanic (a não ser por forma clandestina, mas isso é improvável).

5 comentários

  1. Pensei a mesma coisa quando vi no YouTube essa matéria. História muito mal contada.

    ResponderExcluir
  2. Rede esgoto de TV já mente desde criança!

    ResponderExcluir
  3. Isso a única Eva q esteve no Titanic se chamava Eva Hart e tinha 7 anos quando embarcou no Titanic

    ResponderExcluir
  4. Que doideira ein a Globo ajudando ela a inventar isso.
    Cruzes isso não se faz!

    ResponderExcluir